quarta-feira, 30 de maio de 2012

O sucesso do Partido dos Trabalhadores e a mídia.

O sucesso do Partido dos Trabalhadores e a mídia conservadora.

                  Além da sistemática tentativa de  demonizar líderes do PT, a mídia conservadora (muitas vezes golpista) não se cansa de tentar incompatibilizar o Partido dos Trabalhadores com a opinião pública, embora sem sucesso efetivo.
                   Pouco tem importado aos jornalões e Revistas conservadores a evidência do sucesso objetivo do PT em seus pouco mais de 30 anos de atuação.
                  O Partido dos Trabalhadores vem crescendo continuamente desde a sua fundação e da retomada da Democracia nos anos 80 do século passado. Nascido, de baixo para cima na escala social, não se caracterizou nunca como partido “cúpulas” como soem ser os seus competidores. Criou raízes e militância no meio do povo, ou seja, em todas as classes sociais e principalmente naquelas mais pobres que tomou como prioridade.
                   No espaço de sua atuação conseguiu não só três mandatos para a Presidência da República, com Lula e Dilma, sempre bem avaliados pelo  povo, como alcançou lugar majoritário no Congresso e prestígio disseminado pelo país e no exterior.
                 Apesar disso, a mídia direitista e conservadora  de tudo faz para implicar o partido e seus membros em escândalos não provados, distorcer notícias e omitir as suas realizações.
                  Tendo para os partidos conservadores e seus próceres a maior indulgência em suas transgressões e malfeitos, a mídia tudo faz para implicar o PT e seus dirigentes. Sintomática é sua omissão quanto à Privataria Tucana e, nesses dias, com a tentativa de ocultar a sua própria atuação criminosa em cooperação com o contraventor Carlos Cachoeira e o “impoluto” Senador Demóstenes do DEM., a quem tanto elogiavam.
                        O Partido dos Trabalhadores, apesar disto tudo, continua a crescer junto ao povo brasileiro.
                        Sugestivo nesse sentido é o texto escrito pelo sociólogo Marcos Coimbra no último número da semanal Revista Carta Capital. Citando pesquisas do “Instituto Vox Populi”, o articulista aponta a inequívoca liderança do partido no mundo político/partidário do país, sob o título:

                             "A força da imagem do PT"..

A gente transcreve, abaixo,  uma pequena parte do texto:
                              Olhem só:

Entre os três (se refere aos três maiores partidos), um padrão semelhante. Sozinho o PT representa quase 60% das identidades partidárias, o que faz que todos os demais, incluindo os grandes, se apequenam perante ele. Em resumo 50% dos eleitores brasileiros não têm partido, 30% são petistas e 20% simpatizantes com algum outro – e a metade desses é peemedebista ou tucanos. Do primeiro para o segundo a relação é de quase cinco vezes.

A proeminência do PT é ainda mais acentuada quando se pede ao entrevistado que diga se “simpatiza”, “antipatiza” ou se não tem um outro sentimento em relação ao partido. Entre “muita” e “alguma simpatia”, temos 51%. Outros 37% se dizem indiferentes. Ficam 11% que antipatizam “alguma” coisa ou “muito” com ele.

Essa simpatia está presente mesmo entre os que se identificam com os demais partidos. É simpática ao PT a metade dos que se sentem próximos do PMDB, um terço dos que gostam do PSDB e metade dos que simpatizam com os outros.

Se o partido é visto com bons olhos por proporções tão amplas, não espanta que seja avaliado positivamente pela maioria em diversos quesitos: 74% do total dos entrevistados o consideram um partido “moderno” (ante 14% que o acham ultrapassado). 70% entendem que “tem compromisso com os pobres (ante 14% que dizem que não); 66% afirmam que “busca a atender os interesses da maioria da população” (ante 15% que não acreditam nisso)...

...“Ao se considerar tudo o que aconteceu ao partido e ao se levar em conta o tratamento sistematicamente negativo que recebe da chamada “grande imprensa” – demonstrada em pesquisa acadêmicas realizadas por instituições respeitadas – é um saldo muito bom.

É com essa imagem e a forte aprovação de suas principais lideranças que o PT se prepara para enfrentar os difíceis dias em que o coro da indústria de comunicação usará o julgamento do mensalão para desgastá-lo.            Conseguirá?”
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VHCarmo.



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