terça-feira, 10 de abril de 2012

Um momento de poesia...

  Os poetas brasileiros dos anos 60 do século passado revelam, sobretudo, a repulsa ao formalismo e se prendem a um contexto libertário no sentido de busca da palavra corrente e dos dramas pessoais. Pretende produzir um choque ao desprezar os cânones que tornavam hermética a linguagem poética.  Roberto Piva é exemplar da poesia daquele tempo que, de toda a forma, não se rendera, ainda, ao concretismo que vulgarizado se tornou efêmero. 
Olhem só:

A PIEDADE.
Roberto Piva.

Eu errava nos poliedros da Justiça meu momento 
 (abatido na extrema
paliçada
os professores falavam  da vontade de dominar e das
( luta pela vida
as senhoras católicas são piedosas
os comunistas são piedosos
só eu não sou piedoso
se eu fosse piedoso meu sexo seria dócil e só se ergueria
aos sábados à noite
eu seria um bom filho meus colegas me chamariam
(cu-de-ferro e me
fariam perguntas por que navio bóia por 
que prego afunda?
eu deixaria proliferar uma úlcera e admiraria as
 (estátuas de
fortes dentaduras
iria a baile onde eu não poderia levar meus amigos
(pederastas ou barbudos
eu me universalizaria  no senso comum e eles diriam
(que tenho
todas as virtudes
eu não sou piedoso
eu nunca poderei ser piedoso
meus olhos retinem e tingem-se de verde
os arranha-céus de carniça se decompõem nos 
(pavimentos
os adolescentes nas escolas bufam como cadelas
(asfixiadas
arcanjos de enxofre bombardeiam o horizonte através
(dos meus sonhos
___________________________________________________ 
VHCarmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário