terça-feira, 30 de março de 2010

No programa " Territórios da Cidadania".

Trascrevo aqui, por emblemático, pequena parte do texto do jornalista Mino Carta na revista Carta Capital desta semana:

"Quarta-feira, ao falar em Brasília do programa Territórios da Cidadania, o Pesidente da República  disse: "Fico imaginando daqui a 30 anos, quando alguém  quiser fazer uma pesquisa sobre a história do Brasil  e sobre o governo Lula e tiver lendo determinados tabloides; ou seja,este estudante vai estudar uma grande mentira".
                "Diariamente, basta passar os olhos pelas páginas dos jornais que alguns teimam chamar de "grande imprensa , para tropeçar em editoriais, artigos, colunas e reportagens destinadas a demonizar Lula e condenar o seu governo".

                 É de se indagar: qual o interesse que move os jornalões ?  O seu  apoio explícito ao neoliberalismo se choca absurdamente com o que vem se passando em todo o mundo.  Nem a crise que se instalou nos paises desenvolvidos que se pautavam pela bíblia neoliberal, serve de lição. Nem as políticas anticíclicas que  levaram ao Brasil se sair bem dessa  grave crise, fazem os jornalões deixarem de sustentar o discurso do Estado mínimo e do "mercado desregulado".   Acho que têm saudades dos tempos em que sustentanvam os donos do Estado e, antigos anteparos da ditadura militar.  Excusado falar em interesses pessoais escusos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário