segunda-feira, 15 de março de 2010

É PRECISO CUIDADO AO LER NOTÍCIAS


É preciso ler a imprensa com as devidas cautelas para a gente não ser levado a fazer juízos injustos e malévolos. Especialidade da mídia, em geral, é de conduzir o pensamento do leitor, ouvinte ou tele-expectador para adotar a opinião dela. A imprensa divulgou uma declaração do Presidente Lula sobre a prática da greve de fome. Depressa a mídia passou a divulgar que Lula havia feito comparação do dissidente cubano com bandidos de São Paulo. Abandonou a “greve de fome” e propagou a "comparação" que não houve. O presidente disse simplesmente para o entendedor sem preconceito, que “greve de fome” não se presta a protesto: nem político nem criminal. O Ministro das Relações explicou com simplicidade e diretamente: “O Presidente se referiu à greve de fome, não fez comparações”. O porta-voz do Planalto em seguida foi incisivo: “O Brasil mantém relações com os governos e não com dissidentes”.  Se há uma grave injustiça que se faz ao Presidente é insinuar seu apoio a ditaduras; ele tem se pronunciado sempre a favor da Democracia que sustenta no país como exemplo. 

A MÍDIA BRASILEIRA SE CALA.

Em face disso impõe indagar: a nossa mídia, que se mostra em relação a Cuba tão zelosa, já, de algum modo, se insurgiu contra o bloqueio que os EEUU impõe contra aquele país, por mais de trinta anos, tentando sufocar o povo daquela pequena ilha ? Não seria isto um grave atentado aos direitos humanos? E sobre os presos mantidos na própria Cuba, em Guantânamo, pelos americanos, sem sequer terem o direito universal de se socorrer da Justiça? E sobre o massacre da população civil do Iraque, sob o falso pretexto da existência de armas nucleares – como se manifesta nossa imprensa? A invasão do Afeganistão com seguidos massacre de civis (mulheres e crianças inocentes) sob pretexto de terrorismo, não suficientemente provado, não causa horror a nossa escrupulosa mídia? E mais, para terminar o que seria uma extensa lista de agressões aos direitos humanos sobre os quais nossa mídia se cala: os contínuos massacres dos palestinos, por Israel, em seu território, no Líbano, na Síria e, sobre a trágica invasão da Faixa de Gaza com uso da bombas de fósforo, matando milhares de civis, incluindo mulheres e crianças indefesas e até membros da ONU ? Onde estava a mídia que se calou? Só fez noticiar; nem um comentário; nenhum protesto! Ora, os jornalões e as Revistas estão mais preocupadas em derrubar a popularidade do Presidente e impedir a eleição de Dilma; é o vale tudo!
                                  . Por sinal, hoje, Lula está visitando o oriente médio em missão de paz, dando continuidade à nossa política externa de não ingerência em assuntos internos dos outros paises.

Um comentário:

  1. Excelente post!!!

    Essa é nossa "grande mídia"... Ao invés de informar, nos faz de maionetes com seus interesses ocultos.

    ResponderExcluir