segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Barcelona: "UMA FESTA ANUNCIADA"...

                                        
                    A partida final do torneio para indicar o campeão do mundo de futebol reuniu o Barcelona e o nosso Santos. Aconteceu muito mais daquilo que se esperava; o time da Catalunha fez mais uma partida notável fato que vai se tornando uma rotina.
                   O jogo não foi uma disputa, foi uma exibição do Barcelona e o Santos foi um espectador privilegiado dentro do campo de jogo. Ao fim da partida o time paulista deveria ter se reunido no centro do gramado e aplaudido o time espanhol, teria feito o mínimo para reconhecer a sua total superioridade e a sua notável atuação.
                    O atual time do Barcelona é, sem dúvida, um dos melhores conjuntos de futebol de todos os tempos. Tem antecedentes no Honved, na Seleção Húngara dos anos 50, na Seleção Holandesa do fim dos anos 70 e na brasileira de 1982.
                     O que é notável no time catalão é a fluência do jogo no qual tem-se a impressão que a bola privilegia os pés dos craques do Barcelona, mas ocorre que a bola se movimenta obediente à sincronia dos movimentos do conjunto. É sobretudo um belo espetáculo de uma plasticidade  dificilmente alcançável.
                     E o Santos? Tentou de tudo e nada conseguiu, pois a bola tinha dono.
                     É claro que um time como aquele não se faz da noite para o dia, mas se a gente quer chegar na Copa do Brasil em condições de ganhá-la ou jogar bem, temos que nos mirar no Barcelona e começar logo a criar um conjunto à imagem daquele.
                       O Barcelona redime o futebol arte; é um time que joga de forma coletiva que provoca pouco contato físico com o adversário, cometendo muito poucas faltas.
                        É gratificante para aqueles que amam o futebol ver jogar o time espanhol.
                        O craque Neymar, de fato um dos melhores do mundo, precisava da bola para jogar, mas ela pertencia ao Barcelona.

VHCarmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário