sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O PARTIDO DOS TRABALHADORES E O PAÍS - 31 ANOS.

                                       Há uma verdade que ninguém de sã consciência pode negar: o Partido dos Trabalhadores inaugurou uma nova e importante fase na história política do País. Sem dúvida, o PT é hoje o maior e mais importante partido da esquerda democrática do Ocidente. O Partido nasceu num momento decisivo da nossa história, em que os movimentos democráticos se organizavam para derrubar a Ditadura Militar. Esteve na frente do movimento, aglutinando as forças que combatiam o regime autoritário.
                                       Na sua fundação reuniu o que havia então de mais representativo das camadas da população. Sua origem operária não o conduziu à uma posição sectária, pelo contrário, além da militância operária e sindical teve em sua base e fundação, intelectuais, políticos progressistas, artistas, núcleos sociais e religiosos. Aí encontrou a sua força e desde o início trouxe uma mensagem de sentido democrático e patriótico.
                                   A figura do expresidente Lula despontou então,  líder vindo da classe operária, como dirigente máximo e pólo atrativo de outras lideranças com a força de sua personalidade e atuação no meio sindical, numa época se que requeria, para tanto, coragem e um total desprendimento pessoal. A sua figura se impôs. Iniciou-se a caminhada para a ocupação de postos políticos e estabelecimento de um novo modo de gerir a coisa pública. O modo petista de governar e fazer política, ora vitorioso.
                                  O Partido dos Trabalhadores inaugurou no Brasil, também, um estilo especial de militância à esquerda, revelando a capacidade de unir as forças progressistas e lutar de forma pragmática para obter avanços concretos de seus ideários, ou seja, promover o desenvolvimento econômico do país com inclusão social.
                                Nesse período de sua vida política o PT conseguiu, de forma inédita na história do país, implementar, através de sua luta e participação decisivas, um avanço econômico e social também inédito, resgatando parte importante da classe mais pobres, através dos programas de inclusão social e promovendo a ascensão para as camadas médias da população. Avanços que vão prosseguir no novo governo como meta principal, ou seja, a eliminação da pobreza.
                               No curso dos seus 31 anos, como afirmou o seu presidente, o partido teve que superar muitas adversidades e os habituais adversários da política neoconservadora e próceres da direita obscurantista apoiados por parte importante da mídia.  Soube, porém, sustentar-se através de sua. valente militância que se compõe., democraticamente,  de extratos de toda a população brasileira.

                               Memória viva do Partido dos Trabalhadores, o atual presidente da sigla, José Eduardo Dutra concedeu entrevista exclusiva ao Portal do PT, quando enumerou diversos pontos históricos vividos pela militância. Dutra também fez questão de valorizar a militância e o povo brasileiro.

                               Confira alguns trechos da entrevista:

                              “Não há dúvida de que nesses 31 anos é uma trajetória de vitórias. Claro que há momentos difíceis, momentos de angústia, momentos em que nós tivemos que enfrentar inimigos poderosos, mas o PT ao longo desses 31 anos conseguiu superar todos os desafios que foram colocados a sua frente”.

                             “Desde o início nós tivemos que enfrentar preconceitos. Alguns que diziam que o PT vinha para dividir a oposição e fazer o jogo da ditadura, e outros que diziam que o PT era um partido radical, que pregava a violência no nosso país. E o fato é que ao longo desse período, o PT foi capaz de mudar, até porque mudou muito o Brasil, mudou o mundo, mas nós fomos capazes de mudar sem mudar de lado. Nós continuamos defendendo os trabalhadores, a maioria da população, e nesse período tivemos uma trajetória de pleno crescimento, desde a eleição de 1982”.

                               "O PT construiu a sua trajetória de respeitabilidade perante a população brasileira, iniciando nos municípios, introduzindo o modo petista de governar, mostrando que se é capaz de se governar com ética, com transparência, depois quando ganhamos o primeiro governo estadual, e chegamos em 2002 elegendo o primeiro operário para a presidência da república”.

                                “Tivemos a capacidade de nos identificar profundamente com o povo brasileiro, com os movimentos sociais, nós crescemos institucionalmente, mas sem nos afastarmos de uma relação absolutamente inédita em termos de política brasileira, que é a nossa relação com o movimento social organizado”

                                  “Nesses 31 anos gostaria de deixar um abraço fraterno, um abraço companheiro, um abraço de alegria a todos aqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento e o fortalecimento do nosso partido, que é a nossa militância e ao povo brasileiro.


VHCarmo.

Um comentário:

  1. Caro Victor,continuo confiante no PT,na esperança de que o governo da Dilma confirme o que dela esperamos. A recém reportagem de o Globo discorreu sobre a diferença de estilo entre ela e o Lula,denotando reconhecimento pelas medidas de início tomadas, o que representa só pontos para o ex-presidente, que prova o acerto de sua oportuna escolha. Abraços, lembrando que permaneço sempre na expectativa da boa leitura de seus escritos. A Falcão

    ResponderExcluir