quarta-feira, 25 de julho de 2012

ALGO MAIS É UM CONTO...

               Este conto que aí vai , como um exercício de reflexão um tanto pessimista   sobre  a vida, surgiu ao autor, (este blogueiro), após uma conversa com um velho e saudoso amigo, como se verá. Suas palavras que aparecem como ficção são, no entanto, um pouco da sensação que deixou de um  nosso último encontro.                     

Olhem só:
                                                    Um sentido para a vida.
                                                                             (conto)

A festa do aniversário de 85 anos do Everton foi linda. Parecia até festa de criança, com balões coloridos, mesa farta de salgados e doces, bebidas e, a animar, as músicas antigas de sua preferência. Um dos filhos, o Germano, fora, nos Sebos da cidade, velhos discos-vinil de Orlando Silva, Francisco Alves, Aracy de Almeida e de tantos outros que o velho sabia até de cor as letras das  suas músicas. Filhos, filhas, netos e bisnetos numa só algazarra festiva. O Everton iluminava-se num sorriso complacente, um misto de alegria e tristeza; melhor dizendo uma certa melancolia na expressão, por traz do riso.
Cantaram-se os parabéns, trocaram-se efusivos abraços, sufocando o velho de "cabelos cor de prata”, parafraseando a canção popular.             Repito: foi muita linda a festa.
O velho Everton fora meu primeiro chefe no meu primeiro emprego no Rio de Janeiro, na velha Rua do Costa, nos idos dos anos 40 do século passado. A amizade e a consideração pessoal, transcendendo à autoridade de chefe, nos uniram durante grande parte de nossas vidas. Estava ali presente na festa de seus 85 anos. Ele me intimara a comparecer sob o risco brincalhão de “acabar nossa amizade”.
Terminada a festa, esvaziada a sala, apagada parte das luzes, a casa voltou à costumeira intimidade. Meu velho amigo pedira para  que eu não saisse logo, queria me falar algo. Sentado na sua cadeira de balanço na penumbra das cortinas de um canto de janela, encetou um discurso que me calou de forma profunda. Diga-se, antes de narrá-lo, que o Everton fora sempre um homem cheio de vida, de muitos amigos, festeiro, carnavalesco e amante das belas mulheres. Apesar de estar bem para sua idade, me parecia portador de uma certa angústia como deixara transparecer no curso da festa. Mas vamos ao seu discurso.
Disse-me o velho amigo:
“Sempre se saúda efusivamente a idade das pessoas, principalmente quando chegam aos 80 anos, sobrevivendo. Você viu quanta alegria se espalhou por esta sala, mas a rigor, na mente de todos e de cada um há a certeza de que outras festas como esta, dentro em pouco, não mais se repetirão. Você há de me perguntar: como, se o amigo não tem certeza da morte, ou do fim ?. Digo-lhe: a única certeza que não tenho é da data; da proximidade, que é inexorável, não me posso livrar".

-Deixa disso Everton, espanta esta tristeza.
–“ Não é bem tristeza que tenho; é a angústia que me dá a exata dimensão da morte que, para mim, se afigura como uma derrota. Tive longos dias de felicidade, alguma tristeza e agora esta certeza da aproximação do fim. Os dias me parecem cada vez mais longos na minha solidão e a falência física, de que tenho consciência, me atormenta. Às vezes penso que a morte seria a verdade da vida, mas um recôndito desejo de viver me anima. Dos meus amigos, à volta, restam poucos; a grande maioria já se foi premiada, pois o viver lhes poupou a angústia da velhice. Amigo, a idade, para mim, significa uma perda e a consciência de não ter compreendido, apesar dos anos, o sentido da vida. Para terminar este desabafo que você tão pacientemente escutou digo-lhe que hoje compreendo aqueles que, por cansaço, se despediram voluntariamente da vida, admirando-lhes a coragem que me falta".
Terminado o discurso amargo do velho amigo, me despedi dele emocionado e andei vagando pelas ruas noturnas de Copacabana, não conseguindo sequer formar um juízo de tudo o que ouvira, tarefa que deixo para aqueles que ora me lêem.
                A madrugada fria me fez mergulhar também num sem sentido.
                Passados 5 anos e quatro festas de aniversário como aquela o velho amigo Everton se despediu da vida sem revelar o seu sentido.

VHCarmo ( Abril de 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário