terça-feira, 27 de abril de 2010

O Zé bonitinho da revista Veja e o MST.

          Entrevistado ontem na TV Bandeirantes pelo repórter José Luiz Datena o caviloso Zé Serra, ao responder o que achava do MST, saiu-se com a seguinte resposta:  ele (Serra) vai separar a reforma agrária da política; o MST é político;  ele vai criar o Ministério da Segurança.     
          Este é aquele que a mídia diz ser preparado.  Ora, o MST é, por sua natureza de movimento popular, iminentemente político e sua existência e exercício estão contemplados em dispositivo da Constituição Federal.  A tentativa de invalidá-lo e criminalizá-lo tem sido o objetivo, até aqui não alcançado, pelas elites mais atrasadas do país e principalmente pelos latifundiários e suas organizações. O MST contudo tem sobrevivido à violência rural, vendo seus membros serem assassinados covardemente. Apesar disto, a duras penas, vem conseguindo avanços.    O caviloso emenda na resposta: vou criar o Ministério da Segurança.     Ora, cláusula pétrea de nossa Lei Maior prescreve a autonomia dos entes federados, ou seja, aos Estados autônomos cabe a sua Segurança, através das polícias Militares e Civil (judiciária).  A Polícia Federal tem sua esfera própria de atuação legal em crimes que transcedem a competência do Estados e às Forças Armadas  compete a segurança externa e por convocação legislativa intervenção  em ocasiões especiais descritas na Constituição.    
             Então, onde atuaria o tal  Ministério da Segurança e qual a sua viabilidade constitucional e legal ?
           É sintomático que o candidato fala em criá-lo na mesma resposta que deu sobre o MST, isto quer dizer  que a sua intenção é criminalizar esse Movimento Popular.   Embora, como se viu, isto é constitucinalmente impossível.  A resposta do Caviloso revela o seu ódio irracional,  contra os movimentos populares e não esconde o desejo de baní-los. Por  outro lado, revela o seu desconhecimento jurídico básico. Onde a sua proclamada (pela mídia) competência ?
                       Aatuação do Zé bonitinho da VEJA  no governo de São Paulo se pautou por usar a violência contra as manifestações populares, as greves e  contra o lupen das favelas.  Ele não dialoga e todo o movimento popular ele acoima de eleitoreiro e contra ele.   
                                Não se podia esperar do Serra outra resposta ao Datena sobre o MST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário