quinta-feira, 27 de março de 2014

O estelionato da agência de classificação S&P.


É de se indagar o que pretende uma agência internacional (S&P) ao classificar , sem nenhuma base, uma queda na classificação de risco do Brasil, na situação em que se encontra a economia brasileira. 

Por traz disto evidenciam-se interesses inconfessáveis de natureza financeira.  É também de  notar-se que essa classificação externa aparece ao mesmo tempo em que internamente no país  - em ano eleitoral -  a mídia e a oposição promovem um terror (falso) sobre a nossa economia. Vaticinam uma crise da economia sem qualquer evidência na realidade. Dispensam-se, criminosamente,  de prová-la. 

Como afirma o ilustre economista da UNICAMP  Gonzaga Belluzo, isto é um verdadeiro estelionato. 


Olhem só a entrevista abaixo:


Deu no Estadão.

 

Que significado isso tem? Isso é coisa de estelionatários', afirma Belluzzo.

 

Belluzzo acredita que mercado deve ser pouco afetado por causa da baixa credibilidade das agências de risco

25 de março de 2014 | 2h 06

p. Luiz Guilherme Gerbelli - O Estado de S.Paulo

O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Luiz Gonzaga Belluzzo classificou de "estelionatária" a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) de rebaixar a nota do Brasil de BBB para BBB-. "O que vem a ser isso, essa decisão das agências? Que significado isso tem? Isso é coisa de estelionatários. Eles, na verdade, participaram de um estelionato na crise de 2008."
Na avaliação de Belluzzo, haverá um "tremelique" no mercado, mas pouca coisa deve mudar por causa da baixa credibilidade das agências.
A seguir, trechos da entrevista concedida ao Estado.
Como o sr. analisa a decisão da agência de rebaixar o Brasil?

Eu acho que as agências de risco não têm nenhuma credibilidade depois da crise de 2008. Elas é que deveriam ser rebaixadas. Como se pode acreditar numa agência de risco que deu nota AAA a um pacote de créditos sem que soubessem o que tinha dentro? O que eles alegaram agora? Que piorou a situação de endividamento da economia brasileira? Mas qual é a nota que elas (agências) dão aos Estados Unidos e à França?

A decisão foi injusta, então?

A dívida brasileira é de 60% do Produto Interno Bruto (PIB), a dívida líquida de 30%. O Brasil teve superávit todos os anos, caiu um pouco agora, para 1,9% do PIB. Mas ainda assim somos um dos poucos países com superávit. O que vem a ser isso, essa decisão das agências? Que significado tem? Isso é coisa de estelionatários. Eles, na verdade, participaram de um estelionato na crise de 2008. É inacreditável ter que dar um opinião sobre uma coisa tão evidentemente inexpressiva, todo mundo acredita na S&P, na Moody's, mas esse pessoal das agências nem formação econômica decente tem.

Qual o impacto que essa decisão pode trazer para o mercado?

Vai mudar muito pouca coisa. Eu acho que a reputação delas (das agências) não justifica uma mudança muito importante. Vai ter, claro, uns tremeliques aí, mas nada definitivo.

Onde estarão esses sinais?

Talvez você tenha alguns tremeliques no mercado de ativos porque isso afeta um pouco a expectativa dos agentes.

O governo tentou melhorar a comunicação com o mercado. A tentativa foi em vão?

Me parece que essa decisão de rebaixar estava tomada há algum tempo, mas o efeito vai ser muito passageiro. Como o Brasil continua com grau de investimento, vai haver um pouco de turbulência e depois as coisas voltam ao normal. Outra coisa: no Brasil, quando a inflação mostrou um pouco de ímpeto, o BC imediatamente elevou a taxa de juros, mas enfim, não há o que fazer. Estamos sob a observação desses estelionatários, vai se fazer o quê? Como uma pessoa honesta pode acreditar nas avaliações deles ao longo dos anos 2000 até a crise? Se você ler o relatório do Congresso americano, feito depois da crise, você vai ver que as referências ao comportamento das agência eram casos de mandar para a cadeia. Eles burlaram a confiança dos investidores, de todo o mundo.


______________________________     VHCarmo. 



2 comentários:

  1. Pessoal cuidado com esse Estelionatario que usa internet e um video para enganar pessoas ele vende produtos com 30% do valor e voces depositam adiantado em sua conta e depois vc é roubado o suposto nome dele é Marco Antonio Leite Da Rocha seu E-mail é marco0275@hotmail.com fone tim: (088)99752526 / (011)-98207-0981 E OUTRO FIXO (088)-35362535 eu nao sei se ele ja trocou o fone e E-mail mas se ele mandar ver no youtube sua loja voces ja ficam sabendo que é um estelionatario . Abriu a cam pelo Skype , ele estava com um colete á prova de balas e nele um distintivo escrito Policia Metropolitana . Ele usa CNPJ FRIO 12.618.345/0001-92 . Denunciem esse estelionatário , divulguem nas redes sociais . Suposta empresa também usada pelo estelionatário “ SOS EXPRESS CELULARES “ “HOSPITAL DO IMPORTADO “ Com certeza está envolvido com o assalto na fábrica da Samsung de 80 milhões em mercadoria . DIVULGUEM POR FAVOR !!! PERICULOSO E TEM VÁRIOS PROCESSOS COM A JUSTIÇA .

    MARCO ANTONIO LEITE DA ROCHA
    ( 011 ) 98207-0981
    (011 ) 4063-5863
    ( 088 ) 9975-2526
    ( 088 ) 3536-2535
    Skype : motomood
    Skype : citytalk
    E-mail: marco0275@hotmail.com

    ITAÚ AGÊNCIA : 6764
    CONTA CORRENTE : 06296-1

    CAIXA ECONÔMICA AGÊNCIA : 4413
    CÓDIGO : 013
    CONTA POUPANÇA : 00002534-6

    ENDEREÇO DA SUPOSTA EMPRESA
    RUA ANTONIO LOBO 43
    CENTRO – LAVRAS DAS MANGABEIRAS – CE

    ResponderExcluir
  2. AMIGO ESSE MELIANTE SE ENCONTRA NA CIDADE DE CARIRIAÇU - CE, TRABALHA COMO GUARDA CIVIL MUNICIPAL NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA DO MUNICÍPIO COMO SERVIDOR CONTRATADO, CONHECIDO POR "MARCÃO"; TCM CARIRIAÇU 2014 - http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/municipios/agpub/mun/038/versao/2014/letter/M PROCUREM PELO NOME: MARCO ANTONIO LEITE DA ROCHA - LEMBREM-SE PARA QUE O MAL VENÇA BASTA QUE O BEM NÃO SE MANIFESTE, DENUNCIEM! CONFIRAM: https://www.facebook.com/pages/Sosexpresscelulares/200467210128364?sk=timeline&ref;=page_internal

    ResponderExcluir