quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Um momento de poesia no bloguinho...


Este escriba nasceu na pequena cidade de Palma-MG que fica bem pertinho da divisa do Estado do Rio de Janeiro e viveu ali até o início de sua juventude.
A sua família tem origem nos estratos mais pobres da antiga Vila do Capivara que era o nome da cidade à época do Império.  Suas origens étnicas  têm raízes  na mestiçagem dos Puris, cuja língua e povo era da Nação Guarani. 
Seus antepassados estão lá sepultados no bucólico  Cemitério do Mato Dentro, único do lugar. 
A cidade está num vale muito bonito e jamais  deixou de ser objeto de seu amor e carinho.
Sem filiação à qualquer corrente literária esse blogueiro deu-se à "mania" de versejar e sua terra sempre foi um mote. 
 Vai aí mais um pequeno poema - feito há  algum tempo - em  lembrança à minha Palma.

                                     PALMA.

Minha terra de tão grande não cabia
nos meus olhos de menino.

Condensou-se em mim.
fundiu-se  em sonhos
intensa, imensa.

Eram caminhos longos de pó,
de árvores frondosas,
pastos nus.

Passos de homens rudes
chegados de longe
e estranhos.

Caminhantes ciganos
vindos - e indo -  de outras latitudes...

Uma esparsa esperança,
  sem futuro.

Minha terra é saudade, em mim,
sem meus olhos de menino.
___________________________________
Maio de 2001.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário