quinta-feira, 16 de outubro de 2014

REFLEXÃO NECESSÁRIA - 13 (O perigo neoliberal).


                                              REFLEXÃO NECESSÁRIA - 13     

A restrição à soberania dos Estados Nacionais por parte das “forças do mercado” equivale à restrição da liberdade de decisão democrática dos seus povos e ao  aumento correspondente do mercado, cada vez mais imprescindível para o seu financiamento”.

“A tarefa de conciliar a austeridade com o crescimento (alardeada pelos neoliberais-gn) assemelha-se à quadratura do círculo, ninguém sabe realmente como resolvê-la”.

“Em mercados financeiros com interligações a nível internacional, o colapso de um Estado endividado tem diversos efeitos externos sobre outros Estados, efeitos esses imprevisíveis.  Por isso um Estado em risco ficará exposto à pressão dos outros Estados e das organizações internacionais para cumprir as suas obrigações perante seus credores, mesmo que seja a custa do não-cumprimento das obrigações perante seus cidadãos”

“A compatibilidade do capitalismo com a democracia é muito limitada e que só existe quando há uma regulamentação rigorosa e eficaz.  Deste modo, o fracasso estrutural da democracia associou-se ao fracasso ideológico. O resultado está à vista desde 2008”

As transcrições acima foram colhidas no mais recente livro “Tempo comprado” do economista Wolfgang Streeck, da celebrada Escola de Frankfourt, lançado este ano com a tradução portuguesa Actual (Lisboa), resumidas por este blogueiro.
As considerações e o pensamento expresso por esse economista importante parece feito como advertência neste momento em que em face do mesmo problema, nosso país corre o perigo de se lançar na aventura do neoliberalismo de tão nefastas consequências para o nosso povo e a nossa  frágil democracia, cuja amostra desastrosa foi o governo de FHC.
As propostas do candidato Aécio Neves e de seu mentor econômico Armínio Fraga, se admitidas, nos levarão à imprevisão neoliberal com a submissão da soberania do Brasil ao Estado-Mercado e ao sacrifício do seu povo.
O envolvimento da mídia conservadora em prol das propostas neoliberais (PSDB/Aécio), dificulta sobremaneira a divulgação da sua periculosidade, principalmente por colocar ao público questões ligadas à corrupção, distorcendo a sua verdadeira origem e direcionando-a enganosamente contra o Estado-povo. Além do mais, o discurso midiático prima pela propagação de falsa crise econômica que, maliciosamente, atribuem a inflação embora esta  esteja sobre controle e a acenam com um crescimento que , como se vê, não se propõem por não caber em seu ideário neoliberal.

VHCarmo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário