quinta-feira, 2 de junho de 2011

Plano Brasil sem miséria (esta sim uma crise a resolver).

                                     O Plano Brasil Sem Miséria, lançado pela Presidente Dilma, cumprindo promessa eleitoral, é algo muito importante para o país. Não só os miseráveis e os mais pobres serão beneficiários.

                                    A inclusão de todos os brasileiros na economia do país deveria ser ideal de todos os cidadãos e particularmente dos políticos, pois essencial para o seu desenvolvimento.
                                   Não foi assim no passado, vivemos governos democráticos e um interregno obscuro da ditadura militar e esse grave problema do resgate da miséria nuca foi encarado. Convivia-se dolorosamente com ele.  Medidas demagógicas implementadas pelos coronelões do nordeste e pelas elites políticas dos demais estados jamais enfrentaram o problema. Até se serviam dele politicamente. Vimos, então, construindo um país para poucos.
                                   A primeira e séria reversão veio com o Governo Lula que implementou medidas políticas e econômicas voltadas para a solução da pobreza.  Seu governo  iniciou e veio cumprindo o resgate dos mais pobres, levando à classe média mais de 28 milhões de pessoas pobres. Mas ainda restam 16,5 milhões de miseráveis que não foram alcançados e esse é o desafio posto pelo Plano, cuja arquitetura inclui vários ministério e é prioritário no governo Dilma.
                                       A Presidente ao discursar no lançamento do Plano  ressaltou:

                               “Foram precisos mais de quatro séculos para que o combate à pobreza se convertesse de fato em política prioritária de governo. Os nossos pobres já foram acusados de tudo, inclusive de serem responsáveis pela sua própria pobreza”
                               “Já disseram que, se nós déssemos o Bolsa Família, eles (os pobres) se conformariam com a pobreza. Já disseram de forma absurda, que as causas da pobreza era o clima tropical, o nosso sol, e a miscigenação. Já disseram , e em parte tinham razão, que se a gente fosse olhar a raiz, uma das causas de nossa pobreza era a escravidão. Mas a escravidão passou há muito tempo e a falta de vontade política ultrapassou a “escravidão”.
                                 “Devemos fazer todo e qualquer esforço para superá-la, para dizer que a luta contra a miséria é dever do Estado e tarefa de todos os brasileiros e brasileiras deste país”

                                Dilma ressaltou, afinal, que o Presidente Lula foi um dos inspiradores do Plano lançado e ele que foi responsável pelos passos decisivos até aqui implementados e iniciados com o Fome Zero e o Bolsa Família nos moldes atuais.
                                   Enquanto isto, a oposição se compraz em armar pegadinhas e golpes baixos para continuar gerando crises. A Presidente afirmou afinal, como muita argúcia, que a pobreza e a miséria, estas sim, são crises verdadeiras que é preciso enfrentar com seriedade.

VHCarmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário