terça-feira, 28 de abril de 2015

QUEM É AÉCIO NEVES?


Quem é Aécio?

O político mineiro se tornou no curso de sua carreira política aquilo que é mais detestável num político, virou conspirador. Qual a posição do mineiro em face do momento político que o país atravessa senão o maquinar por via transversa atingir a presidência e anular a adversária vencedora do pleito?.
 Dir-se-ia que é um conservador? Não é. De extrema direita, também não, pois se esconde. Ora, conservadores dignos deste nome e respeitáveis sempre foram homens  que se definiam e moviam-se (ou se movem porque existem ainda alguns) por seus interesses de classe, mas aí sustentam posições ideológicas e não se permitem historicamente ultrapassar limites da constitucionalidade.  Aécio reencarna o udenismo golpista  (Ler a coluna de Maurício Dias na Carta Capital desta semana.).
 Tancredo Neves, o avô dele era um conservador autêntico, se permitiu oscilar entre posições conservadores e se alinhar aos democratas contra soluções golpistas.    Integrado em governos conservadores e progressistas sem despir-se de seu conservadorismo serviu como ponte para a reconstrução da Democracia contra a qual nunca conspirou.
Aécio, além do mais, é uma massa política disforme cuja orientação ideológica até então não se afirmara.  O que parece sério quanto a sua atuação passada é a inconsistência e, acima de tudo, por lhe faltar a  grandeza que um líder político deve ter para ambicionar liderar o país. 

Como Aécio se situa  neste momento?  O que era de se esperar de um líder político conservador  que pretendeu ocupar a presidência de um país onde vige um Estado Democrático  de Direito?   No mínimo a moderação em suas declarações para não ensejar uma ruptura institucional e, por outro lado, ser claro quanto à defesa do regime democrático.
  O que faz Aécio?  Exercita, à socapa, um reprovável oportunismo e assim deixar transparecer que lhe convém uma solução golpista.   Tudo agravado pelo fato de ter perdido uma eleição que teve ao seu favor o quase unânime apoio da mídia, portanto que não lhe cabe contestar.
Aécio é isto, ou seja, não é nada.  Nem conservador, nem de centro, mostra agora a sua face golpista. Sai a procura de juristas que lhe abram o caminho do impeachmen daquela que o derrotou. O remédio que procura lhe serviria como atalho para sustentar a sua imensa ambição e uma espécie de vindita.
Por outro lado a sua pretensão de ser presidente, a qualquer preço, arruína ainda mais a oposição e particularmente o seu partido, o PSDB, que comete o pecado mantê-lo como presidente da sigla, apesar das divergências internas.    Que pobre oposição!

­­­­­­­­VHCarmo.________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário