domingo, 3 de junho de 2012

Um momento de poesia é algo mais,,,



Este que aí vai é um dos belos poemas do jovem poeta Ricardo do Carmo de seu último livro "Amor de Consumo". A poesia desse poeta urbano se destaca pelo sua forma esmerada e o alto grau de exposição de sentimento e subjetividade,tendente,no entanto à sua  universalidade.
            Passageiro de ônibus.
                          Ricardo do Carmo
Eu sou aquele
que viaja na janela dos ônibus
prestando atenção nos homens.
Aquele que traz uma fileira 
de  canções no peito
e uma paixão mordida no coração
que dói  no corpo inteiro.
Aquele que caminha caminha caminha
nas linhas de todas as mãos.
Eu sou o transatlântico de mágoas
naufragado nos olhos dos réus.
o cão vira-lata jogado na vida
feito uma margarida que deixou o galho
pra conhecer os segredos da ventania.
Eu sou a euforia sem razão
na incerteza do carnaval.
Eu sou obrigado a ser débil mental
(mas não sou),
Eu sou à noite o par do arrimo,
a flor entre a fronha e o travesseiro
no quarto do assassino.
Eu sou a timidez da manhã
varando a musculatura do cais.
Um avião de famintos
caindo sobre as colunas sociais.
Eu sou quem já não aguenta mais
o colar de danos no pescoço.
Apelo desesperado de mãe.
Quem apesar de tudo
não renuncia o murro final e vai,
fogueira acesa na goela de um dragão.
acendendo balões de versos
nas festas de Solidão.
­­­­­­­­­­­______________________________________________
VHCarmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário